CÓRSEGA



Levantada no meio do Mediterrâneo, a ilha corsa emerge do oceano atingindo no seu ponto mais elevado, o Monte Cinto, os 2706 metros de altitude. Este território peculiarmente montanhoso exibe características naturais raras que deliciam qualquer amante dos desportos natureza. No que à escalada consta, a Córsega é uma VERDADEIRA surpresa. Pouco comum para o que estamos habituados para uma “pequena ilha”, podemos encontrar, falésias em Calcário (ex: Monte Santu e Conca) e em vários tipos de granito. As duas zonas que aqui vou destacar em granito são o vale de Restónica no sopé do Monte Rotondo (2622mts). Este vale com a cidade de Corte como porta de entrada, oferece-nos muros graníticos de enorme qualidade num entorno magnífico... puro Pirinéu. No entanto foi mais a sul que os sentidos mais se nos apuraram... Bavella de seu nome.
O Vale de Bavella, nascendo a oeste na localidade com o mesmo nome, é único é incomparável,... soberbo. Um verdadeiro regalo para os olhos, para os poros e para os dedos... um verdadeiro tormento para quem tem apenas uma semana disponível para desfrutar daqueles muros... não é difícil encontrar uma via... apenas uma via, que faça valer os quase 2000kms feitos para lá chegar. Os cumes, esses, também são mais que muitos, onde se podem destacar o Dente de Tova, a Tafunata de Paliri e o Delicatessen.
O granito é de uma qualidade extraordinária com tudo o que se pode querer... fissuras, placas, tetos, um festim... no entanto uma característica se demarca das outras e torna a escalada no granito Corso, e particularmente o de Bavella, numa “dança” única... os Tafoni. Os Tafoni são um tipo de erosão peculiar, ainda não muito bem explicada quanto à sua formação, existindo em algumas zonas de escalada em Portugal (ex: Belinho e Vila Nova de Cerveira) mas que aqui, na Córsega, se manifesta de uma forma imensa.

 Agulhas de Bavella


 

 

 Delicatessen - Por ali há um 8b+ famoso




 Tafuniiiiiiiiiii...
 Tafuni Lácteo






 


 Dente de Tova
 
....................

 Vale de Restónica


 Monte Santu

Nenhum comentário: