2008 - O ano do 80



O ano de 2008, foi o ano do "80" no que diz respeito à publicação de guias de escalada em Portugal, feitos por autores Portugueses. Passámos do 8 para o 80, ou melhor de 0 para 4.

Ora vejamos,... em Fevereiro eu e o Filipe Cardinal com o apoio da Associação Pé no Trilho, apresentámos o Guia de Escalada do Litoral Centro de Portugal, guia que documenta praticamente todas as zonas de escalada do litoral centro português (desportiva, bloco e clássica). Quase ao mesmo tempo, nos Açores, mais precisamente na Ilha Terceira, a Associação "Os Montanheiros" edita o guia de escalada da mesma ilha, obra que apresenta as suas 3 zonas de escalada (desportiva e bloco). Novamente no continente, em Maio, Paulo Roxo, com o apoio editorial da Loja Espaços Naturais lança o Guia de Escalada do Cabo Carvoeiro, livro que documenta as 132 vias de "entalecos" daquela península. Mesmo a acabar o ano, ainda os insulares (Os Montanheiros leia-se), editam o Guia de Escalada Pico/São Jorge (desportiva). É caso para dizer que demorou mas foi...

Existem ainda outras obras na calha, de outros autores, que estão à espera de luz verde para nascer, a eles e a outros que pensem em lançar-se ao desafio apenas se podem pedir "ganas" e motivação para terminar o projecto, afinal é possível haver em Portugal publicações de qualidade, na área técnica da Montanha e/ou Escalada.

Marco Inácio

Nenhum comentário: