Escalada na Torre Pequena - Lindoso


O Croqui



Torre Pequena ao Fundo

Quinta-feira dia 13 de Novembro, são 08.05h e o meu telemóvel toca, é o Nuno que já está lá em baixo à minha espera, acabo as últimas arrumações e desço as escadas em passo de corrida, ele já está com a bagageira aberta, no entanto ainda há tempo para um café e um pastel de nata na pastelaria em frente a casa... 15 minutos depois já estamos metidos no seu Ford Fiesta rumo a Norte, destino: Torre Pequena no Lindoso e à via Cromlech, aberta pelo Pedro e pela Rita Pacheco.


Às 09.30h já andamos à procura da parede, caminho abaixo, caminho acima, qual Fiesta 4x4, e... nada, fo#.+* não encontramos a parede, solução... puxámos pelo Kit de emergência e... ouve-se uma voz ensonada do outro lado da linha: - estou?! e eu respondo: - sim, Pedro Guedes (da Espaços Naturais) é o Marco Inácio, ando aqui fo#.+*ido com o Nuno à meia hora à procura da Torre Pequena, dá-nos lá uma ajuda. Dois ou três re-telefonemas depois lá conseguimos perceber as suas indicações e tomámos o caminho certo. Na conversa alertou-nos que a parte do caminho de terra só se fazia em 4x4 e portanto, mais 2 km de caminho a pé e que em termos de acesso pós caminho de terra, ainda que o trilho tivesse mato, seria mais ou menos simples chegar à parede, pois o Pedro Pacheco estivera lá uns tempos antes e tinha-lhe dado essa indicação.



Primeiro: O Pedro Guedes não sabia que tinhamos um Ford Fiesta e portanto um 2x4 à altura de nos levar até ao início do trilho.

Segundo: O trilho??!! Sem mato??!!.... o catano ou o camandro ou o caneco, isso é que era bom, ou não demos com o trilho ou então... não sei...

... passámos a segunda ponte, por cima do rio Cabril, e logo pela direita, já com a Torre bem visível, pusemo-nos a atalhar na sua direcção, por entre silvas, tojos, urzes, medronheiros, e outras arbustivas lá fomos muito lentamente ao som dos mais belos, cara#=*#, fo$#*-se fi#*... da pu+#$, emanados pelas cordas vocais do Nuno... hora e meia depois de sair do carro, estamos na base da parede, encharcados, esfaimaidos, desanimados, enfim... do piorzinho.

Ao meio dia e meio começamos a escalar, o primeiro lance fica por minha conta e revela-se arbustivo, húmido e de pouco interesse, tem apenas uma passagem de IV grau, num diedro/chaminé a dois metros abaixo da reunião que viria a montar a seguir. No segundo lance, o Nuno vai na frente, mas fazemos cerca de 30 metros com as cordas debaixo do braço e sem colocar qualquer protecção (III grau). Logo que a parede empina, montamos uma reunião e o Nuno volta a ir na frente. A primeira parte do lance é muito suja e apenas nos últimos metros a coisa melhora. Este lance tem apenas um passo de IV uns 7 metros abaixo da reunião. O quarto lance coube-me a mim, inicialmente tivémos dúvidas por onde seguia, se pela chaminé à esquerda se pela placa em frente, mas foi pela placa que nos decidimos e ao que parece bem, apesar dos primeiros metros serem um pouco expostos, mais para cima o lance revela-se bonito e fotogénico e a bem da verdade o dia valeu por ele. São 15.30h e estamos na quarta reunião, esta era a hora limite para sairmos da parede, rapelar, chegar às mochilas, rumar ao carro, tudo junto ainda eram quase duas horas e o caminho que tinhamos pela frente não estávamos com vontade de o fazer à noite, por isso... tivémos mesmo de descer, não deixando no entanto de perceber que os lances mais interessantes e mais verticais vinham a seguir... teriam de ficar para uma apróxima. Na linha de rapel identificámos uma fissura/diedro fantástica, limpa, com uns 15 a 20 metros que promete.

O caminho de descida... igual ao de subida, picante...

São 17.15h, chegamos ao carro e penitanciamo-nos por não ter ido para a Meadinha ;-) ... mas valeu a experiência e o local.


O mato... e o Nuno.



Primeira Reu





Nuno no primeiro lance





Segunda Reu




Nuno a ver a parede por onde segue a via



A fissura horizontal por onde segue a via (de cima)



O Nuno no passo mais acrobático da via



Na placa de saída a chegar à quarta reu



O Rapel, à direita fica a fissura de cerca de 20Mts


Eu no fim do Rapel, com a fissura à esquerda.

2 comentários:

Anônimo disse...

os croquis continuam muito bons!

pedrotrilhos disse...

Bravo.Foi pena não terem feito os dois ultimos largos que são de longe os mais espectaculares!.

Pedro Pacheco