Abertura de duas novas vias


O dia amanheceu pálido e fresco, mas os gráficos do NOAA ditavam "boas abertas" para a serra, eu e o Nuno estávamos já a caminho com o carro apontado para a Meadinha, quando interpelo o Nuno com a dúvida: -Vamos para a Meadinha ou queres ir até Castro Laboreiro fazer o reconhecimento de uma parede que eu vi a semana passada com umas boas fissuras e abrir umas linhas novas? Pausou um pouco e responde: -Hummm... abrir umas linhas novas é interessante, vamos lá. Aproveitámos o embalo do carro e em vez de virarmos em direcção ao Soajo, seguimos em frente direcção a Espanha pelo Lindoso e cerca de 45 minutos depois voltamos a entrar em Portugal pela fronteira da Ameijoeira já bem perto de Castro Laboreiro. Em Castro ainda há tempo para uma pausa e um café na residencial, onde, para nosso espanto, nos cruzamos com 4 GNR da BT montados no seu Subaru Impreza, (deveria ser para caçar umas multas às carroças), ...adiante. Café tomado, descemos até à Assureira (aldeia +- a 2 Km a sul de Castro), onde se situa a parede.


O estacionamento faz-se junto aos Moinhos da Assureira e o acesso à parede segue pelo PR sinalizado (ver informações do croqui). Enquanto dentro do PR o trilho é óptimo, quando se sai a coisa piora um bocado, mas nada de extraordinariamente extraordiário é necessário apenas trepar uns blocos, amassar um bocado de mato e dizer uns palavrões até lá chegar.


Já junto à parede, foi começar a procurar as melhores fissuras para começar a escalar e... pedra acima rocha abaixo o Nuno lá descobre a melhor entrada para, o que vinham a ser, as duas vias que iríamos abrir. Cabe ao Nuno abrir o primeiro lance, uma sequência inicial de boas fissuras paralelas que convergem mais acima numa só, que irá terminar numa comprida fissura horizontal um pouco suja. Ao chegar a esta fissura o Nuno agarra num "frigorífico" que cá debaixo parecia um enorme puxador, continuação da fissura vertical, mas que na realidade era um grande calhau solto, que por sorte não veio parar exactamente onde eu estava, calhau que acabei por mandar abaixo quando foi a minha vez de escalar. Daqui para cima até à primeira reunião, ou se proteje como um camalot nº6 na fissura que nos acompanha ao nosso lado esquerdo, ou então se vai de rabo entre as pernas até ao enorme nicho onde se monta a reunião. Fiquei eu com o segundo lance, facilito mas longo (60 Mts duas protecções, não dá para mais), a reunião monta-se com um camalot nº3 ou dois de preferência, não há fissura para mais pequeno. Daqui nasceu a "Estreia do Topas - L1 IV+; L2 III+"


Para descer acabámos por complicar à primeira, pois demos uma grande volta quando afinal descobrimos (na descida da segunda via) que havia um excelente canal com acesso directo à base da parede.


A segunda via do dia nasce à esquerda da primeira e vence uma fissura inicial vertical que se proteje com um camalot nº3 e que uns metros mais acima deixamos e apanhamos uma grande fissura/lage oblíqua que passa a horizontal que idealmente se proteje com um camalot nº4 mas que na altura não tínhamos e portanto ficou por proteger, ou melhor pus um nº3 lá para dentro e rezei que se solicitado, fizesse atrito em alguma molécula de oxigénio ... correu bem, passei a lage e dobrei para uma placa onde se consegue proteger com um stopper pequeno numa pequena fissura inicial e que depois acaba por cegar, daqui até à próxima protecção são uns bons 15 metros em contacto com o divino. Chega-se a uma boa fissura horizontal onde montamos uma reunião à bomba. Para o segundo lance é só seguir a enorme fissura à nossa frente, que se protege com um nº3 debaixo de um bloco saliente e depois de passar este, uns metros mais acima, deixa-se a fissura e toma-se à direita uma palca facilita que nos vai levar à fissura onde montámos a 2ª reunião da via "Estreia do Topas" e que será comum a esta. Nasceu assim a "Terra dos Subarus - L1 V+; L2 IV"


O acesso

Ainda o acesso mas já na zona do mato


A passagem de acesso às vias

Nuno a abrir o 1º lance da "Estreia do Topas"



A Primeira Reunião

Eu a abrir o segundo lance da mesma via


Ainda nesse lance


A 2ª reunião

O Nuno no segundo lance da (Terra dos Subarus)

Nós no topo da parede

Nenhum comentário: